Bruxismo Noturno E Diurno

tratamento-para-bruxismoO bruxismo: você sente dor na mandíbula ao acordar?

Se você acorda frequentemente com dor de cabeça você sente que você não descansou bem e além disso você tem dor na mandíbula é muito possível que você forme parte desse 20% da população que sofre de bruxismo.

O bruxismo é uma patologia que consiste em apertar de forma inconsciente da mandíbula até ranger os dentes, e dá-se geralmente durante o sono. Isso pode nos levar a diversos problemas decorrentes, como dor muscular, dor de cabeça, mas por que ocorre?

O bruxismo não é uma doença per se, mas que se trata de um sintoma de algo mais geral, como pode ser o estresse. As causas do bruxismo, então, devemos procurá-las em nosso ambiente de trabalho familiar: não existem razões claras sobre a origem desta patologia, mas se sabe que tem muito que ver com o nível de estresse que sofremos em nossa vida diária.

O bruxismo afeta por igual a pessoas de ambos os sexos, e também a todo tipo de pessoas, independentemente de sua idade e condição social: crianças, idosos, atletas e sedentários, todos nós podemos sufrirlo. Uma forma eficaz de controlá-lo é através de um estilo de vida mais relaxado e longe das situações que nos causam ansiedade.

Diferentes tipos de bruxismo

aparelho-bruxismo-precoPodemos distinguir dois tipos de bruxismo muito claros, dependendo do momento do dia em que ocorre: por um lado, temos o bruxismo noturno, que ocorre durante o sono, e que nós podemos mitigar utilizando uma moldeira de transferência.

Estas moldeiras devem ser criadas de forma pessoal (não há duas dentaduras iguais) por nosso dentista, e sua dureza deve ser adequada para suportar a quantidade de pressão que exercemos, com a mandíbula. Por isso, uma primeira visita ao dentista, quando detectamos o problema é a coisa mais importante para reduzir os efeitos do bruxismo noturno.

O dentista deve adotar as medidas de nossa descoberta através de um molde, já que a moldeira deve adaptar-se perfeitamente a nossa boca e a posição de nossas peças dentais para poder cumprir a sua função e garantir o descanso.

A partir deste molde é fabricado a moldeira de transferência, o que é geralmente realizada em resinas 100% seguras para o nosso organismo. Uma vez fabricada, em uma segunda visita se realizam os ajustes necessários para que se adapte de forma perfeita a nossa espécie. Após esta visita, o dentista irá aconselhá-lo sobre as seguintes visitas de ajuste de aro.

Por outro lado, temos o bruxismo que ocorre durante o dia, também de forma inconsciente, enquanto se realiza alguma atividade. Dado que em muitas ocasiões não é possível levar nas horas de vigília uma moldeira de transferência, é importante que identifiquemos em que momentos a sofrer de bruxismo e com que a atividade que são relacionados. Desta forma, podemos gerir melhor o stress que nos representam essas atividades e melhorar a nossa situação.

Os problemas que pode acarretar o bruxismo

Apertar fortemente a nossa mandíbula, seja durante o sono, quando estamos despertos, pode gerar desgaste dental e até mesmo possíveis fraturas dentais. De fato, a maioria dos casos é diagnosticada quando o dentista detecta que há um desgaste anormal do esmalte dental.

Outros problemas decorrentes do bruxismo são dor de cabeça e a fadiga ao acordar, ao ter-nos mantido durante a noite, tensão e não ter podido descansar de forma correta. Também a dor muscular, tanto na zona do pescoço, costas, podem ser indicativos desta patologia.

spacer

Leave a reply